A PELÍCULA UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA
UMA ANÁLISE HISTÓRICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2019.131.05Keywords:
Metodologia filmográfica, Formação docente, Tendências PedagógicasAbstract
O presente artigo apresenta uma análise filmográfica (FABRIS, 2008) da película Uma professora muito maluquinha, produzida em 2010 a partir do livro com o mesmo título, escrito em 1995 pelo escritor Ziraldo. Graduandas de um curso de Pedagogia, em uma universidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, após assistirem ao filme, foram desafiadas a situar, histórica e pedagogicamente, as práticas de ensino narradas na trama. As contribuições de Saviani (2009), Cunha (2013), Libâneo (1994), Giusta (2013) e Camozatto (2015) foram fundamentais para estas reflexões e permitiram as seguintes conclusões: a) a professora “maluquinha” propunha práticas diferenciadas na escola, porém, a partir de tendências pedagógicas liberais; b) a pesquisa filmográfica, por permitir deslocamentos tempo-espaço, pode produzir reflexões importantes acerca da profissão do magistério.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.