“[...] O QUE A GENTE SEMPRE MOSTRA PARA ELES, QUE TODOS OS TEXTOS TÊM RELACIONADO TUDO COM A BÍBLIA [...]”

EVIDÊNCIAS DE LETRAMENTO LITÚRGICO PARA ADOLESCENTES NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Autores

  • Antonio Valbert Alves Silva Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Cátia de Azevedo Fronza UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.v13i2.18453

Palavras-chave:

Letramentos, letramento litúrgico, eventos de letramento

Resumo

Resumo: Este artigo parte de estudo de doutorado sobre letramento litúrgico e suas implicações em Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (EBD). O letramento litúrgico, de acordo com Rosowsky, pode ser entendido como o uso da leitura (e mais raramente da escrita) necessária para ritual e outras práticas devocionais relacionadas a determinada religião. Eventos de letramento litúrgico estão presentes no universo de mais de 42,3 milhões de brasileiros pertencentes ao segmento evangélico no Brasil. Na pesquisa de doutorado, portanto, busca-se compreender eventos de letramento litúrgico e práticas sociais vivenciadas por adolescentes matriculados na EBD. No âmbito deste artigo, pretende-se refletir sobre evidências de letramento litúrgico e observar como ele se apresenta no referido contexto, a partir dos dados gerados. Com abordagem metodológica qualitativa, numa perspectiva etnográfica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos e suas professoras, observações de aulas, além de registros feitos pelos alunos sobre suas vivências de leitura e escrita fora da EBD.  Para este trabalho, apresentam-se reflexões iniciais com base em observações de aulas da EBD e de respostas às entrevistas realizadas com as professoras. As análises se voltam para a identificação de aspectos relacionados a letramento, sob a perspectiva de Barton e Hamilton, e a letramento litúrgico, com fundamento em Rosowsky. Esse estudo busca contribuir para as discussões sobre letramento litúrgico, com foco em eventos de letramento. Ao se voltar para o letramento litúrgico, consequentemente, traz a este mais visibilidade, ressignificando práticas dentro e fora da EBD. 

Biografia do Autor

Antonio Valbert Alves Silva, Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Prof. Assistente do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão - Campus Bacabal. Doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS.

Cátia de Azevedo Fronza, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS. Doutora em  Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com área de concentração em Linguística Aplicada.

Downloads

Publicado

2021-09-23