“[...] O QUE A GENTE SEMPRE MOSTRA PARA ELES, QUE TODOS OS TEXTOS TÊM RELACIONADO TUDO COM A BÍBLIA [...]”
EVIDÊNCIAS DE LETRAMENTO LITÚRGICO PARA ADOLESCENTES NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.v13i2.18453Keywords:
Letramentos, letramento litúrgico, eventos de letramentoAbstract
Resumo: Este artigo parte de estudo de doutorado sobre letramento litúrgico e suas implicações em Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (EBD). O letramento litúrgico, de acordo com Rosowsky, pode ser entendido como o uso da leitura (e mais raramente da escrita) necessária para ritual e outras práticas devocionais relacionadas a determinada religião. Eventos de letramento litúrgico estão presentes no universo de mais de 42,3 milhões de brasileiros pertencentes ao segmento evangélico no Brasil. Na pesquisa de doutorado, portanto, busca-se compreender eventos de letramento litúrgico e práticas sociais vivenciadas por adolescentes matriculados na EBD. No âmbito deste artigo, pretende-se refletir sobre evidências de letramento litúrgico e observar como ele se apresenta no referido contexto, a partir dos dados gerados. Com abordagem metodológica qualitativa, numa perspectiva etnográfica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos e suas professoras, observações de aulas, além de registros feitos pelos alunos sobre suas vivências de leitura e escrita fora da EBD. Para este trabalho, apresentam-se reflexões iniciais com base em observações de aulas da EBD e de respostas às entrevistas realizadas com as professoras. As análises se voltam para a identificação de aspectos relacionados a letramento, sob a perspectiva de Barton e Hamilton, e a letramento litúrgico, com fundamento em Rosowsky. Esse estudo busca contribuir para as discussões sobre letramento litúrgico, com foco em eventos de letramento. Ao se voltar para o letramento litúrgico, consequentemente, traz a este mais visibilidade, ressignificando práticas dentro e fora da EBD.Downloads
Published
2021-09-23
Issue
Section
Article
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.