GRAMÁTICA, ESCOLA E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ENTREVISTA COM ROBERTA PIRES DE OLIVEIRA (UFSC/UFPR/CNPQ)
DOI:
https://doi.org/10.4013/17654Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Gramática(s). Ensino. Entrevista com Roberta Pires de Oliveira.Resumo
O ensino de Gramática(s) é circundado de reveses. Se por muitos séculos a Gramática foi entendida como mero conjunto de regras, a Gramática dita normativa (FARACO, 2008), causando impactos nos modos de ensiná-la, atualmente a multiplicidade de abordagens desse objeto pelo viés da Linguística oferece um campo rico para entendê-la também como o próprio mecanismo linguístico que permite o uso da língua pelos falantes. Nessa esteira, a que se pensar em novas maneiras de explorar os fenômenos linguageiros e, portanto, gramaticais, sob novas perspectivas. Assim, o presente trabalho propõe uma entrevista com a Professora-Pesquisadora Roberta de Oliveira Pires, da Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Federal do Paraná. Assim, com intuito de promover um debate significativo para reflexão sobre os estudos de ensino-aprendizagem de Gramática de Língua Portuguesa e seus desdobramentos, frente às práticas sociais e linguísticas, a Pesquisadora expõe sua visão nos instigando à uma reflexão crítica sobre o tema.Downloads
Publicado
2019-01-15
Edição
Seção
Entrevista
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.