GRAMÁTICA, ESCOLA E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ENTREVISTA COM ROBERTA PIRES DE OLIVEIRA (UFSC/UFPR/CNPQ)
DOI:
https://doi.org/10.4013/17654Keywords:
Língua Portuguesa. Gramática(s). Ensino. Entrevista com Roberta Pires de Oliveira.Abstract
O ensino de Gramática(s) é circundado de reveses. Se por muitos séculos a Gramática foi entendida como mero conjunto de regras, a Gramática dita normativa (FARACO, 2008), causando impactos nos modos de ensiná-la, atualmente a multiplicidade de abordagens desse objeto pelo viés da Linguística oferece um campo rico para entendê-la também como o próprio mecanismo linguístico que permite o uso da língua pelos falantes. Nessa esteira, a que se pensar em novas maneiras de explorar os fenômenos linguageiros e, portanto, gramaticais, sob novas perspectivas. Assim, o presente trabalho propõe uma entrevista com a Professora-Pesquisadora Roberta de Oliveira Pires, da Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Federal do Paraná. Assim, com intuito de promover um debate significativo para reflexão sobre os estudos de ensino-aprendizagem de Gramática de Língua Portuguesa e seus desdobramentos, frente às práticas sociais e linguísticas, a Pesquisadora expõe sua visão nos instigando à uma reflexão crítica sobre o tema.Downloads
Published
2019-01-15
Issue
Section
Entrevista
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.