GRAMÁTICA, ESCOLA E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ENTREVISTA COM ROBERTA PIRES DE OLIVEIRA (UFSC/UFPR/CNPQ)

Authors

  • Roberta Pires de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sweder Souza Universidade Federal do Paraná
  • Lorena Lima Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.4013/17654

Keywords:

Língua Portuguesa. Gramática(s). Ensino. Entrevista com Roberta Pires de Oliveira.

Abstract

O ensino de Gramática(s) é circundado de reveses. Se por muitos séculos a Gramática foi entendida como mero conjunto de regras, a Gramática dita normativa (FARACO, 2008), causando impactos nos modos de ensiná-la, atualmente a multiplicidade de abordagens desse objeto pelo viés da Linguística oferece um campo rico para entendê-la também como o próprio mecanismo linguístico que permite o uso da língua pelos falantes. Nessa esteira, a que se pensar em novas maneiras de explorar os fenômenos linguageiros e, portanto, gramaticais, sob novas perspectivas. Assim, o presente trabalho propõe uma entrevista com a Professora-Pesquisadora Roberta de Oliveira Pires, da Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Federal do Paraná. Assim, com intuito de promover um debate significativo para reflexão sobre os estudos de ensino-aprendizagem de Gramática de Língua Portuguesa e seus desdobramentos, frente às práticas sociais e linguísticas, a Pesquisadora expõe sua visão nos instigando à uma reflexão crítica sobre o tema.

Author Biographies

Roberta Pires de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora PQ-CNPq.

Sweder Souza, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Letras/Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Paraná - PPGL/UFPR e Participa do Grupo de Pesquisa em Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL/UnB/CNPq).

Lorena Lima, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutora em Letras/Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Paraná – PPGL/UFPR. Professora do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Published

2019-01-15