ENUNCIAÇÃO E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: O ATO DE LER EM SALA DE AULA SOB LENTES ENUNCIATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.4013/11168Palavras-chave:
Enunciação, Educação linguística, Ato de ler em sala de aula.Resumo
O artigo ora apresentado propõe-se a responder à seguinte questão: como o professor de língua materna, comprometido com a educação linguística e amparado pelo referencial enunciativo, pode auxiliar o aluno a passar de locutor a sujeito no ato de ler em sala de aula? Para tanto, parte da teoria benvenistiana da enunciação (BENVENISTE, 2005; 2006) e das concepções enunciativas de leitura (NAUJORKS, 2011) e de leitura-análise (CREMONESE, 2014), apresentando, em seguida, uma proposta de trabalho com o texto que considera tais orientações teóricas. Conclui que o ato de ler em sala de aula é uma experiência humana na linguagem singular por três principais razões: primeira, há o eu-tu-ele-aqui-agora particular da escrita que precisa ser re-constituído pelo aluno no igualmente particular eu-tu-ele-aqui-agora da leitura; segunda, a análise das instâncias de intersubjetividade, relação forma-sentido, referência e cultura na leitura escolar é condição da passagem de locutor-leitor a sujeito-leitor; terceira, o tempo da escola e o espaço da sala de aula constituem o aqui-agora por excelência da formação de sujeitos-leitores.
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