ENUNCIAÇÃO E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: O ATO DE LER EM SALA DE AULA SOB LENTES ENUNCIATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.4013/11168Keywords:
Enunciação, Educação linguística, Ato de ler em sala de aula.Abstract
O artigo ora apresentado propõe-se a responder à seguinte questão: como o professor de língua materna, comprometido com a educação linguística e amparado pelo referencial enunciativo, pode auxiliar o aluno a passar de locutor a sujeito no ato de ler em sala de aula? Para tanto, parte da teoria benvenistiana da enunciação (BENVENISTE, 2005; 2006) e das concepções enunciativas de leitura (NAUJORKS, 2011) e de leitura-análise (CREMONESE, 2014), apresentando, em seguida, uma proposta de trabalho com o texto que considera tais orientações teóricas. Conclui que o ato de ler em sala de aula é uma experiência humana na linguagem singular por três principais razões: primeira, há o eu-tu-ele-aqui-agora particular da escrita que precisa ser re-constituído pelo aluno no igualmente particular eu-tu-ele-aqui-agora da leitura; segunda, a análise das instâncias de intersubjetividade, relação forma-sentido, referência e cultura na leitura escolar é condição da passagem de locutor-leitor a sujeito-leitor; terceira, o tempo da escola e o espaço da sala de aula constituem o aqui-agora por excelência da formação de sujeitos-leitores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.