MEIOS, MODOS E OBJETOS DE ENSINO DE LITERATURA PARA A SENSIBILIZAÇÃO LITERÁRIA E PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO: OS ALUNOS PROBLEMATIZAM
DOI:
https://doi.org/10.4013/9763Keywords:
Ensino de Literatura no Ensino Médio da Educação Básica, Metodologias de ensino de Literatura no Ensino Médio da Educação Básica, Sensibilização literária, Formação de leitores.Abstract
Esse artigo tem como centralidade um recorte, uma síntese e uma análise das respostas de um grupo de alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Educação Básica da rede pública de ensino da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul para um questionário investigativo acerca do ensino de Literatura. As respostas verificáveis orientam-se pela Pesquisa-ação (PÉREZ-SERRANO, 1990) como norte teórico, bem como pela Análise qualitativa (TRIVIÑOS, 2001). A discussão dos resultados obtidos padroniza-se pelo estabelecimento de relações entre teoria e prática, compartimentando um jogo dialético entre as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNs), a metodologia utilizada pelo autor desse trabalho na regência de classe e o método anteriormente observável na escola, para o ensino de Literatura.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.