A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NA NOTÍCIA: UMA PERSPECTIVA PARA A ANÁLISE DE TEXTO EM SALA DE AULA A PARTIR DA DESCRIÇÃO DA CENA ENUNCIATIVA
DOI:
https://doi.org/10.4013/9517Keywords:
Notícia, Ensino, Cena enunciativa, Análise de textoAbstract
O estudo do gênero notícia deve integrar as práticas de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental (Brasil, 1998; Guimarães, 2011; Dolz e Schnewuly, 2004). Nesse contexto, observou-se que a abordagem proposta por Cereja e Magalhães (2009) para esse gênero no livro didático Português Linguagens, volume para o 7º ano, não prioriza aspectos semânticos do texto. Ao tratar da imparcialidade, por exemplo, os autores não estimulam a reflexão em torno dos recursos utilizados para ocasioná-la. Assim, compreendendo a constituição da cena enunciativa como um desses recursos e entendendo a análise de texto como importante para a compreensão de aspectos relacionados à textualidade e ao funcionamento textual, bem como para o desenvolvimento de competências (Antunes, 2010), objetivou-se, com esse artigo, apresentar o funcionamento semântico-enunciativo da notícia Padre desaparece em voo com balões de festa, através da análise da cena enunciativa, tendo em vista as contribuições da semântica da enunciação proposta por Guimarães (2005; 2011). Para alcançar esse objetivo maior realizou-se a leitura da notícia; a seleção de recortes para análise; a identificação das vozes que ecoam no texto; a descrição da cena enunciativa, bem como as suas implicações para a construção semântica do texto. Esse artigo, portanto, contribui com os estudos em torno da linguagem, sobretudo os semânticos, e fomenta a prática de análise de texto em sala de aula, através da sequência didática nele inclusa, que compreende procedimentos para a análise de notícias a serem realizados com os alunos em aulas de Língua Portuguesa.Downloads
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2016-08-26
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Article
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