ANGÚSTIA E INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS: A HIBRIDIZAÇÃO ENTRE O AUTOBIOGRÁFICO E O FICCIONAL NA COMPOSIÇÃO DA INFÂNCIA DOS PROTAGONISTAS
DOI:
https://doi.org/10.4013/9504Keywords:
Literatura BrasileiraAbstract
O presente trabalho tem por principal objetivo verificar as estratégias de ficcionalização, no romance Angústia (1936), dos personagens que aparecerão mais tarde na autobiografia de Graciliano Ramos, Infância (1945). Estudamos o uso que o romance Angústia faz da hibridização entre o autobiográfico e o ficcional. Para tal estudo, utilizamos como base teórica escritos de Philippe Gasparini (2004), Antonio Candido (1992), Silviano Santiago (2003) e Wander Melo Miranda (1992). Ao estudarmos o romance Angústia e a autobiografia Infância, percebemos semelhanças que permitem um cotejo entre as obras. Há vários pontos em comum entre a infância do protagonista Luís da Silva, de Angústia, e a do menino de Infância. Além disso, nota-se que muitos dos personagens do romance aparecerão mais tarde na autobiografia do autor, conservando os seus nomes, o perfil delineado em Angústia e o contexto que os define. Além de compartilhar personagens e situações experimentadas na meninice pelo protagonista de Angústia, a autobiografia Infância reproduz, para caracterizar tais personagens e situações, trechos semelhantes aos de Angústia. Sendo assim, é importante ressaltar que nossa pesquisa chegou à conclusão de que Angústia não é um romance autobiográfico. Apesar de sugerir um certo número de operadores de identificação entre a vida do protagonista Luís da Silva e a do autor, há mais índices de ficcionalidade na obra, os quais nos possibilitam estudá-la como uma obra de ficção que possui alguns traços autobiográficos, tendência comum entre nossos escritores modernistas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.