ANGÚSTIA E INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS: A HIBRIDIZAÇÃO ENTRE O AUTOBIOGRÁFICO E O FICCIONAL NA COMPOSIÇÃO DA INFÂNCIA DOS PROTAGONISTAS

Authors

  • Marcelli Claudinni Teixeira Cardoso Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fátima Cristina Dias Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/9504

Keywords:

Literatura Brasileira

Abstract

O presente trabalho tem por principal objetivo verificar as estratégias de ficcionalização, no romance Angústia (1936), dos personagens que aparecerão mais tarde na autobiografia de Graciliano Ramos, Infância (1945). Estudamos o uso que o romance Angústia faz da hibridização entre o autobiográfico e o ficcional. Para tal estudo, utilizamos como base teórica escritos de Philippe Gasparini (2004), Antonio Candido (1992), Silviano Santiago (2003) e Wander Melo Miranda (1992). Ao estudarmos o romance Angústia e a autobiografia Infância, percebemos semelhanças que permitem um cotejo entre as obras. Há vários pontos em comum entre a infância do protagonista Luís da Silva, de Angústia, e a do menino de Infância. Além disso, nota-se que muitos dos personagens do romance aparecerão mais tarde na autobiografia do autor, conservando os seus nomes, o perfil delineado em Angústia e o contexto que os define. Além de compartilhar personagens e situações experimentadas na meninice pelo protagonista de Angústia, a autobiografia Infância reproduz, para caracterizar tais personagens e situações, trechos semelhantes aos de Angústia. Sendo assim, é importante ressaltar que nossa pesquisa chegou à conclusão de que Angústia não é um romance autobiográfico. Apesar de sugerir um certo número de operadores de identificação entre a vida do protagonista Luís da Silva e a do autor, há mais índices de ficcionalidade na obra, os quais nos possibilitam estudá-la como uma obra de ficção que possui alguns traços autobiográficos, tendência comum entre nossos escritores modernistas.

Author Biographies

Marcelli Claudinni Teixeira Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Letras - Inglês/ Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fátima Cristina Dias Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Published

2016-08-26