PROJETO DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: INFOGRÁFICO

Authors

  • Silvia Maturro Foschiera UNISINOS
  • Diego Coelho de Souza
  • Tamires Iwanczuk de Oliveira
  • Fabrício Dias de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.4013/8996

Abstract

Neste trabalho, discutimos o papel do letramento científico como forma de construção da cidadania na escola. Fazemos um relato do trabalho desenvolvido no âmbito do Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Letras-Espanhol, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, buscando socializar os resultados alcançados no desenvolvimento de um projeto de ensino de Língua Espanhola que explora o gênero infográfico. O projeto foi implementado em uma escola de ensino médio em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Para abordar o letramento científico, baseamo-nos em autores como Santos (2007), Demo (2010) e Souza (2009, 2011), que tratam de conhecimentos relacionados à educação científica, à divulgação científica e ao gênero infográfico. O resultado do projeto evidenciou que os alunos foram capazes de captar informações em língua espanhola, transformando-as em infográficos, respeitando as características do gênero e produzindo um novo conhecimento.

Published

2015-03-26

Issue

Section

Teaching projects