O CORPO EM (DES) ORDEM: ENTRE A FALTA E O ABSURDO

Authors

  • Éderson Luís da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.4013/3480

Keywords:

Corpo, Discurso, Identidades, Imaginário sobre a beleza

Abstract

No presente artigo refletiremos acerca do corpo feminino enquanto lugar de manifestação do(s) discurso(s) sobre a beleza na sociedade. Para isso, teceremos gestos de interpretação a partir de uma interface entre os Estudos Culturais e a Análise do Discurso de linha francesa. Para averiguar como se dá a formação do imaginário sobre a beleza da mulher na sociedade atual, tomaremos como pressuposto o corpo da mulher na atualidade, procurando perceber como ele se constitui (e é constituído) pelo viés da linguagem. A partir das considerações de Santos (2011) que, baseado em Silva (2000), trabalha com as questões de (des)construção da identidade enquanto processo de identificação/diferenciação, analisaremos sequências discursivas extraídas em uma reportagem da seção “Corpo” do portal de notícias globo.com. Partindo do paradigma do corpo ideal (re)produzido através das discursivizações sobre o corpo feminino na atualidade, refletiremos sobre como ocorrem as subjetivações e os processos de formação de identidade da(s) mulher(es) que não se encontra(m) dentro dos padrões estabelecidos pelos padrões de beleza. Nesse sentido, consideraremos a beleza enquanto sinônimo do gerenciamento dos corpos, no sentido de que as discursivizações sobre os padrões estéticos implicam na necessidade em padronizar os corpos a partir de um imaginário construído no universo das instâncias sociais. Neste sentido, torna-se necessário analisar não apenas discursos que atestam a padronização imposta, mas também que a negam, para perceber as movências de sentido instauradas no/através do discurso. Aqui serão analisados, a partir das condições de produção dos enunciados analisados, os apagamentos e deslocamentos que remetem a outros discursos, ora retornando a eles, ora (re)produzindo novos efeitos de sentido.

 

Author Biographies

Éderson Luís da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Atualmente Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, pós-graduando em Ontologia e Epistemologia e graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É membro da Associação Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e do FORMATE/GESTAR- Grupo de Estudos em Territorialidades e Infância da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB e Bolsista da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Atualmente, édoutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal daParaíba (UFPB; Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Especialista em Ciências daLinguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)eGraduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atua, principalmente, nas seguintes temáticas: Análise do Discurso, mídia ediscurso, construção de identidades, bem como a formação de professores numa perspectivadiscursiva. Membro do CIDADI- Círculo de Discussões em Análise do Discurso.

Published

2014-10-28