MEIOS, MODOS E OBJETOS DE ENSINO DE LITERATURA PARA A SENSIBILIZAÇÃO LITERÁRIA E PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO: OS ALUNOS PROBLEMATIZAM

Autores

  • Felipe Freitag Universidade Federal de Santa Maria
  • Vaima Regina Alves Motta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4013/9763

Palavras-chave:

Ensino de Literatura no Ensino Médio da Educação Básica, Metodologias de ensino de Literatura no Ensino Médio da Educação Básica, Sensibilização literária, Formação de leitores.

Resumo

Esse artigo tem como centralidade um recorte, uma síntese e uma análise das respostas de um grupo de alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Educação Básica da rede pública de ensino da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul para um questionário investigativo acerca do ensino de Literatura. As respostas verificáveis orientam-se pela Pesquisa-ação (PÉREZ-SERRANO, 1990) como norte teórico, bem como pela Análise qualitativa (TRIVIÑOS, 2001). A discussão dos resultados obtidos padroniza-se pelo estabelecimento de relações entre teoria e prática, compartimentando um jogo dialético entre as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNs), a metodologia utilizada pelo autor desse trabalho na regência de classe e o método anteriormente observável na escola, para o ensino de Literatura.

Biografia do Autor

Felipe Freitag, Universidade Federal de Santa Maria

Autor. Mestrando em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador na área de metodologias de ensino de língua e literatura para o Ensino Médio da Educação Básica. Licenciado em Letras Português pela mesma instituição.

Vaima Regina Alves Motta, Universidade Federal de Santa Maria

Coautora. Professora Drª em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Linguagem e Interação. Professora Adjunta do Departamento de Metodologia de ensino do Centro de Educação da UFSM.

Downloads

Publicado

2016-08-26