MEIOS, MODOS E OBJETOS DE ENSINO DE LITERATURA PARA A SENSIBILIZAÇÃO LITERÁRIA E PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO: OS ALUNOS PROBLEMATIZAM
DOI:
https://doi.org/10.4013/9763Palavras-chave:
Ensino de Literatura no Ensino Médio da Educação Básica, Metodologias de ensino de Literatura no Ensino Médio da Educação Básica, Sensibilização literária, Formação de leitores.Resumo
Esse artigo tem como centralidade um recorte, uma síntese e uma análise das respostas de um grupo de alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Educação Básica da rede pública de ensino da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul para um questionário investigativo acerca do ensino de Literatura. As respostas verificáveis orientam-se pela Pesquisa-ação (PÉREZ-SERRANO, 1990) como norte teórico, bem como pela Análise qualitativa (TRIVIÑOS, 2001). A discussão dos resultados obtidos padroniza-se pelo estabelecimento de relações entre teoria e prática, compartimentando um jogo dialético entre as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNs), a metodologia utilizada pelo autor desse trabalho na regência de classe e o método anteriormente observável na escola, para o ensino de Literatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.