A PELÍCULA UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA

UMA ANÁLISE HISTÓRICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Cristina Schefer Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- Uergs
  • Emanuele da Silva de Souza Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2019.131.05

Palavras-chave:

Metodologia filmográfica, Formação docente, Tendências Pedagógicas

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise filmográfica (FABRIS, 2008) da película Uma professora muito maluquinha, produzida em 2010 a partir do livro com o mesmo título, escrito em 1995 pelo escritor Ziraldo. Graduandas de um curso de Pedagogia, em uma universidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, após assistirem ao filme, foram desafiadas a situar, histórica e pedagogicamente, as práticas de ensino narradas  na trama. As contribuições de Saviani (2009), Cunha (2013), Libâneo (1994), Giusta (2013) e Camozatto (2015) foram fundamentais para estas reflexões e permitiram as seguintes conclusões: a) a professora “maluquinha” propunha práticas diferenciadas na escola, porém, a partir de  tendências pedagógicas liberais; b) a pesquisa filmográfica, por permitir deslocamentos tempo-espaço, pode produzir reflexões importantes acerca da profissão do magistério.

Biografia do Autor

Maria Cristina Schefer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- Uergs

Professora Adjunta na Univerisidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFRS

Emanuele da Silva de Souza, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS

Estudante do Curso de Pedagogia

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Publicado

2021-05-19