Educação escolar e educação na cidade – aproximações e distanciamentos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.12Palavras-chave:
Cidades que educam, Função da escola, Integração cidade e escolaResumo
Este artigo discute a relação entre educação escolar e educação na cidade, identificando aproximações e distanciamentos para a concretização da educação integral. Analisa-se o conceito de cidades educadoras e suas implicações para as políticas educacionais. Argumenta-se que a escola tem papel fundamental na transmissão dos conhecimentos historicamente acumulados, mas precisa dialogar com o território. A cidade é compreendida como espaço educativo que oferece experiências formativas complementares. Defende-se uma concepção ampliada de cidadania que envolve direitos civis, políticos e sociais como horizonte para a formação integral. Conclui-se que é possível e desejável buscar uma integração entre educação escolar e educação na cidade, preservando a especificidade da escola e ampliando a compreensão dos espaços formativos urbanos. Isso requer políticas públicas e práticas intersetoriais que articulem diferentes áreas na construção de cidades educadoras, fortalecendo simultaneamente a escola em sua função primordial de garantir o acesso aos conhecimentos que permitem o desenvolvimento pleno dos educandos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.