Educação escolar e educação na cidade – aproximações e distanciamentos

Autores

  • Marili Moreira da Silva Vieira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cristiano Camilo Lopes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sérgio Ribeiro Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Juliana Najados Hoffmann Universidade Presbiteriana Mackenzie e Secretaria Municipal de Ensino de São Paualo

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.12

Palavras-chave:

Cidades que educam, Função da escola, Integração cidade e escola

Resumo

Este artigo discute a relação entre educação escolar e educação na cidade, identificando aproximações e distanciamentos para a concretização da educação integral. Analisa-se o conceito de cidades educadoras e suas implicações para as políticas educacionais. Argumenta-se que a escola tem papel fundamental na transmissão dos conhecimentos historicamente acumulados, mas precisa dialogar com o território. A cidade é compreendida como espaço educativo que oferece experiências formativas complementares. Defende-se uma concepção ampliada de cidadania que envolve direitos civis, políticos e sociais como horizonte para a formação integral. Conclui-se que é possível e desejável buscar uma integração entre educação escolar e educação na cidade, preservando a especificidade da escola e ampliando a compreensão dos espaços formativos urbanos. Isso requer políticas públicas e práticas intersetoriais que articulem diferentes áreas na construção de cidades educadoras, fortalecendo simultaneamente a escola em sua função primordial de garantir o acesso aos conhecimentos que permitem o desenvolvimento pleno dos educandos.

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Publicado

2025-08-05

Edição

Seção

Dossiê: Docência, cultura e território