Modelos pedagógicos no pós-pandemia: o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.13Palavras-chave:
Prática pedagógica; Anos iniciais; AprendizagemResumo
Neste artigo apresentam-se resultados de investigação sobre as escolhas didáticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de São Paulo, no contexto pós-pandemia de Covid-19. Por meio de observação de aulas e entrevistas com duas docentes do 5º ano, analisadas à luz da teoria de Bernstein, identificamos diferentes modelos para organizar o trabalho pedagógico e responder às demandas das políticas educacionais. Os resultados mostram que as escolhas das professoras para lidar com os desafios da formação escolar dos alunos de forma presencial configuram-se diferentemente, conforme suas concepções de ensino e o contexto escolar, e influenciam diretamente as condições de aprendizagem dos alunos. Com base na caracterização apresentada, são discutidos caminhos para apoiar profissionais da educação na tomada de decisões que promovam a aprendizagem de todos.
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