Modelos pedagógicos no pós-pandemia: o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.13

Palavras-chave:

Prática pedagógica; Anos iniciais; Aprendizagem

Resumo

Neste artigo apresentam-se resultados de investigação sobre as escolhas didáticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de São Paulo, no contexto pós-pandemia de Covid-19. Por meio de observação de aulas e entrevistas com duas docentes do 5º ano, analisadas à luz da teoria de Bernstein, identificamos diferentes modelos para organizar o trabalho pedagógico e responder às demandas das políticas educacionais. Os resultados mostram que as escolhas das professoras para lidar com os desafios da formação escolar dos alunos de forma presencial configuram-se diferentemente, conforme suas concepções de ensino e o contexto escolar, e influenciam diretamente as condições de aprendizagem dos alunos. Com base na caracterização apresentada, são discutidos caminhos para apoiar profissionais da educação na tomada de decisões que promovam a aprendizagem de todos.



Biografia do Autor

Claudia Lemos Vóvio, Unifesp

Professora Doutora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, campus Guarulhos, Universidade Federal de São Paulo.

Émerson de Pietri, FEUSP

Proferssor Doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Raquel Milani, FEUSP

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-08-05

Edição

Seção

Dossiê: Docência, cultura e território