Aprendizagens Profissionais de Professores Universitários a partir do Planejamento da Atividade Docente
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.30Keywords:
Aprendizagem profissional, Planejamento docente, Desenvolvimento profissional de professores, Ensino Superior, PedagogiaAbstract
A aprendizagem profissional, entendida como o processo pelo qual os professores reveem, renovam e ampliam saberes e práticas e o compromisso com o ensino, é uma temática emergente nas comunidades científicas ao redor do mundo. O artigo dedica-se a evidenciar e discutir as aprendizagens profissionais de professores universitários em cursos de licenciatura em Pedagogia a partir do planejamento da atividade docente. A investigação tomou por contexto as universidades públicas federais e estaduais de Santa Catarina, que ofertam cursos de licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial. A investigação, qualitativa e interpretativa, envolveu a aplicação de questionário e realização de entrevistas com professores. A análise evidenciou aprendizagens profissionais relacionadas ao planejamento docente e às finalidades da docência, as quais foram constituídas mediante a reflexão sobre a prática, a partilha de experiências, a colaboração e a ressignificação de saberes no âmbito da prática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.