Si vis pacem para bellum? A militarização da educação no Brasil: uma análise dos discursos de três jornais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.09Palavras-chave:
Brasil, educação, escolas cívico-militares, militarização do cotidianoResumo
Ao analisar os discursos sobre a implantação do Projeto Nacional das Escolas Cívico-Militares (PNECM) através da mídia impressa brasileira, o artigo propõe a construção de um arquivo hemerográfico com registros relacionados ao tema nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo. Como metodologia, utilizou-se a análise de arquivo de inspiração foucaultiana, que evidenciou o PNECM como parte integrante do movimento de militarização do cotidiano que corrobora o imperativo si vis pacem para bellum na promoção de uma educação voltada a formas de vida belicosas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.