Fatores motivacionais na aprendizagem de Português Língua Estrangeira na China
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.21Palavras-chave:
Português Língua Estrangeira; China; Fatores motivacionais.Resumo
Os fatores motivacionais desempenham um papel determinante no sucesso da aprendizagem da língua estrangeira por parte dos estudantes e são essenciais também para que os professores possam compreender melhor e dar uma resposta mais eficiente às necessidades de aprendizagem dos alunos. Este artigo tem como objetivo analisar a influência de alguns fatores motivacionais que envolvem o percurso dos estudantes chineses na aprendizagem de português. Para este fim, foi ouvida a voz dos estudantes de Português da Universidade de Sun Yat-sen, situada na província chinesa de Cantão, com recurso a questionários e entrevistas. Os resultados revelam o predomínio da motivação instrumental na decisão de estudar português, além da influência que os fatores externos (meio social, família, etc.), a figura do professor, as questões de personalidade e o tipo de conteúdos abordados nas aulas possuem na relação dos estudantes com a aprendizagem de português.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.