Memórias docentes no campo: mapeando professoralidades na roça

Autores

  • Eliziane Santana dos Santos Professora da Prefeitura de Salvador Creche Escola Primeiro Passo Itapuã Malê Debalê
  • Alessandra Alexandre Freixo Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.34

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa cartográfica que partiu de uma memória escolar vivenciada no ensino fundamental como potência para reflexões em torno da noção de experiência em Jorge Larrosa e de devir em Gilles Deleuze, em diálogo com Marcos Vilela Pereira e sua noção de professoralidade. O objetivo desta pesquisa consiste em acompanhar os processos de produção de memórias docentes, que visem expressar professoralidades no campo. A pesquisa aconteceu em parceria com duas professoras de uma escola localizada em uma comunidade rural no município de Feira de Santana. O processo de produção de dados se deu utilizando como dispositivos as entrevistas narrativas. As conversas foram associadas à produção de mapas, nos quais se percebem os atravessamentos do espaço escolar na produção de diferenças nas professoras. Construímos elementos de (trans)formação que se tornaram coletivos e nos permitiram refletir sobre outras possibilidades de estar sendo professoras no campo.

Biografia do Autor

Eliziane Santana dos Santos, Professora da Prefeitura de Salvador Creche Escola Primeiro Passo Itapuã Malê Debalê

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGE/UEFS)

Alessandra Alexandre Freixo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Profa. Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Profa. do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEFS)

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Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Artigos