Memórias docentes no campo: mapeando professoralidades na roça
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.34Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa cartográfica que partiu de uma memória escolar vivenciada no ensino fundamental como potência para reflexões em torno da noção de experiência em Jorge Larrosa e de devir em Gilles Deleuze, em diálogo com Marcos Vilela Pereira e sua noção de professoralidade. O objetivo desta pesquisa consiste em acompanhar os processos de produção de memórias docentes, que visem expressar professoralidades no campo. A pesquisa aconteceu em parceria com duas professoras de uma escola localizada em uma comunidade rural no município de Feira de Santana. O processo de produção de dados se deu utilizando como dispositivos as entrevistas narrativas. As conversas foram associadas à produção de mapas, nos quais se percebem os atravessamentos do espaço escolar na produção de diferenças nas professoras. Construímos elementos de (trans)formação que se tornaram coletivos e nos permitiram refletir sobre outras possibilidades de estar sendo professoras no campo.
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