Reading by “seeing” voices: polyphony in discourse

Authors

  • Tânia Maris de Azevedo Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Letras-Licenciatura
  • Juan José Mouriño Mosquera Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.3091

Abstract

Thinking about reading does necessarily imply thinking about the construction/ production of meaning through the reader/text interlocution; it equally presupposes considering that meaning is not constructed based solely on what is explicitly stated in the text, but also (and, many times, mainly) on what is suggested, what is implied in the text. By considering so, we are led to refl ect not only on reading as an object of learning in Elementary School but also (and even primarily) as a skill that should be constantly developed by all and any knowing subjects, more specifi cally, by those whose job is to teach reading, that is, the teachers themselves. Thus, the goal of this article is to present and exemplify, through the analysis of an excerpt from the PCN’s (Brazilian National Curriculum Guidelines) introductory document, the polyphonic concept of meaning proposed by the Theory of Argumentation in Language which has been developed by the French semanticists Oswald Ducrot and Marion Carel. We believe that polyphony can signifi cantly contribute to qualify reading in any schooling stage or continuing education program.

Keywords: teacher’s reading, linguistic polyphony, meaning of discourse, Brazilian National Curriculum Guidelines.

Author Biographies

Tânia Maris de Azevedo, Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Letras-Licenciatura

Possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Letras - Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Letras - Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente, desenvolve estágio de pós-doutoramento em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa interdisciplinar intitulada "Por uma aprendizagem significativa da língua materna: o ensino fundamentado em Ausubel e Saussure". É professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Letras-Licenciatura, da Universidade de Caxias do Sul. Suas áreas de atuação em pesquisa e ensino (em cursos de graduação e pós-graduação) são, principalmente, semântica argumentativa, discurso, enunciação, gêneros discursivos e prática de ensino. Atua, também, como consultora nos seguintes temas: proposta pedagógica, competências e habilidades, formação de conceitos, problematização, planejamento e avaliação educacional e ensino de língua. E-mail: tmazeved@ucs.br

Juan José Mouriño Mosquera, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), com pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid (1999-2000). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor visitante da Universidade do Algarve. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Educação de Professores e Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de professores, educação para a saúde, educação especial e educação inclusiva e metodologia científica. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUCRS, de 2001 a 2008, Diretor do Instituto de Cultura Hispânica, da PUCRS, desde dezembro de 2005

Published

2014-09-19