Crianças migrantes e refugiadas: o acesso à educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.19Abstract
O objetivo deste artigo é analisar o processo de acolhimento de crianças migrantes e refugiadas em uma escola pública na cidade de São Paulo/SP. O nosso propósito é entender, por meio de uma observação direcionada, como a instituição - docentes e funcionários - recebe e acolhe essas crianças, considerando que a presença constante de crianças migrantes e refugiadas na EMEI, além de um desafio, é de grande importância. Com base nas observações e análises efetuadas, foi possível concluir que as iniciativas da escola para acolher essas crianças estão mais vinculadas às atividades dos educadores do que à instituição em si. Embora haja um projeto institucional que aborda a temática e promove a formação contínua, observamos que cada docente desenvolve ações de acolhimento de maneira diversa, ressaltando que as práticas emergem de forma singular.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.