The listening of children as a fundamental right and transformative practice in education
an interview with Adriana Friedmann
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.25Keywords:
Adriana Friedmann, Listening, Children’s RightsAbstract
Adriana Friedmann defende a importância da escuta sensível e ética das crianças como um direito fundamental e como uma prática transformadora para a educação e para a sociedade. Ela propõe caminhos que promovem um diálogo verdadeiro, autêntico e comprometido com as diversas formas de expressão infantil. Em sua trajetória de mais de 40 anos dedicados à defesa dos direitos das crianças, incentiva práticas autobiográficas que convidam educadores a revisitar suas infâncias e a criar espaços de reflexão, consolidando-se como essenciais para entender o universo infantil contemporâneo. No âmbito da formação de educadores, a sua experiência demonstra que escutar as crianças nas suas múltiplas linguagens contribui para uma transformação dialógica e emancipadora, qualificando currículos escolares, políticas públicas e relações sociais. Suas pesquisas e reflexões evidenciam que ouvir as crianças é um direito e um caminho para práticas educativas mais justas e inclusivas.
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