Desenvolvimento Profissional de Formadores de Futuros Professores em Lesson Study
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.20Abstract
O desenvolvimento do professor universitário tem fomentado pesquisas, cujos resultados evidenciam abordagens diferenciadas, tais como o lesson study, processo centrado na colaboração e reflexão. A pesquisa orientou-se pela questão Quais dinâmicas colaborativas caracterizam a participação-interação de professores universitários (formadores de futuros professores) em lesson study? Foram evidenciadas três dinâmicas colaborativas: comunicação¬ fortalecida pela partilha e diálogo acerca da docência na licenciatura; planejamento realizado em colaboração mediante o estudo das diretrizes da formação de futuros professores e reflexão sobre o ensino nesses cursos; avaliação-perspectivação relativa às contribuições das aprendizagens em Cálculo à formação dos futuros professores de Matemática
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.