Democracy, citizenship and education: approaches from the pedagogical field configuration in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.14Keywords:
Democracy; Citizenship; Pedagogy.Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar o pensamento de autores centrais na configuração do campo da Pedagogia no Brasil, buscando reconhecer algumas das suas contribuições à discussão sobre a democracia no campo educacional brasileiro. A partir da pesquisa bibliográfica, levantamos o entendimento das referências semânticas, assim como dos temas centrais, desenvolvidos por Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes e Durmeval Trigueiro Mendes, ao longo do século XX, permitem destacar que desde a institucionalização formal da República há duas questões cardinais que ainda hoje demarcam essa discussão para a Pedagogia: como incorporar o povo à cidadania e, a seguir, se há ou não suficiência do povo para exercê-la. Questões cruciais que atravessam a configuração histórica do campo pedagógico brasileiro em relação à democratização e à cidadania na sociedade e repercutem na educação brasileira atual.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.