Educar a infância para o futuro da nação: uma análise da Série de Leitura Puiggari-Barreto (1890-1920)

Autores

  • Claudia Panizzolo Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP
  • Milena Domingos Belo Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.10026

Resumo

Os professores Romão Puiggari e Arnaldo de Oliveira Barreto publicaram, a partir de 1903, a Série de Leitura Puiggari-Barreto, obra destinada à escola primária, importante material que fora utilizado para a efetivação da função estabelecida para a instituição escolar: formar o cidadão republicano de modo que este fosse ordeiro, disciplinado, saudável, higiênico e patriota. Por meio de análise do conteúdo e de imagens, este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investiga as representações acerca de um ideal de infância brasileira presentes na obra, bem como a centralidade conferida à escola como instituição responsável pela socialização das crianças, tendo como base o conceito de representação desenvolvido por Chartier (1990).

Palavras-chave: livros de leitura, Série Puiggari-Barreto, representação, história da infância.

Biografia do Autor

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).

ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Adjunto I I do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP orientando mestrado. Chefe do Departamento de educação (2012- atual) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos em desenvolvimento financiados pelo CNPq. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd).Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Cultura, História- GEPICH

ÁREAS DE PESQUISA: 1- História da Educação: a. história da infancia, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância, b. historia da leitura e do livro no Brasil . 2.Estudos da infância: a. Infância e cultura b. : políticas, práticas e instituições para a infância Contato: claudiapanizzolo@uol.com.br

Milena Domingos Belo, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação / Mestrado na UNIFESP, graduada em Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na Educação Infantil. Seus interesses são na área de história da educação, história da infância e educação infantil. É membro no Grupo de Estudos e Pesquisas: Infância, Cultura e História GEPICH e realizou pesquisa de Iniciação Científica, financiada pela FAPESP.

Downloads

Publicado

2016-08-24