Educar a infância para o futuro da nação: uma análise da Série de Leitura Puiggari-Barreto (1890-1920)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.10026Resumo
Os professores Romão Puiggari e Arnaldo de Oliveira Barreto publicaram, a partir de 1903, a Série de Leitura Puiggari-Barreto, obra destinada à escola primária, importante material que fora utilizado para a efetivação da função estabelecida para a instituição escolar: formar o cidadão republicano de modo que este fosse ordeiro, disciplinado, saudável, higiênico e patriota. Por meio de análise do conteúdo e de imagens, este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investiga as representações acerca de um ideal de infância brasileira presentes na obra, bem como a centralidade conferida à escola como instituição responsável pela socialização das crianças, tendo como base o conceito de representação desenvolvido por Chartier (1990).
Palavras-chave: livros de leitura, Série Puiggari-Barreto, representação, história da infância.
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