O Banco Mundial e as políticas públicas para o ensino superior no Brasil

Autores

  • Moisés Waismann Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
  • Berenice Corsetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós Graduação Em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.4261

Resumo

O estudo das alterações no sistema de ensino superior a partir da influência dos organismos internacionais foca a análise no Estado brasileiro no período de 1995 a 2010. O objetivo é verificar as mudanças ocorridas neste sistema de ensino nas variáveis docentes, concluintes e na remuneração dos docentes e dos trabalhadores com escolaridade superior. A pesquisa situa-se no campo da Economia da Educação e pretende analisar o movimento de articulação do ensino superior diante da ordem econômica neoliberal, na perspectiva do debate crítico. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo e de base documental. Observou-se que os docentes, ainda que mais preparados e com uma carga maior de alunos, ganham 24% menos, no período estudado; também se verificou que uma maior quantidade de concluintes resulta em mais trabalhadores com ensino superior empregados no mercado formal de trabalho, e esta maior qualificação disponível para o mercado não resulta em maiores salários; ao contrário, este é reduzido em 27% no período estudado. Percebeu-se, através dos indicadores utilizados, que as orientações formuladas pelo Banco Mundial foram aplicadas no campo da educação superior, o que teve como consequência uma expansão do setor que foi adequada às formulações dessa agência multinacional.

Palavras-chave: Banco Mundial, Economia da Educação, educação superior, política educacional, política pública, planejamento educacional.

Biografia do Autor

Moisés Waismann, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFGRS (1990). Professor Licenciado da Universidade de Caxias do Sul, Professor e pesquisador do grupo de Gestão do Desenvolvimento e Inovação Organizacional do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) e coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao mercado de trabalho, a economia da educação, as políticas públicas e ao ensino superior.

Berenice Corsetti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós Graduação Em Educação.

Possui graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul (1968), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professora titular 1 da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Tem experiência em História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio Grande do Sul, História da Educação e Políticas educacionais.

Downloads

Publicado

2014-09-01