Ler “vendo” vozes: a polifonia no discurso

Autores

  • Tânia Maris de Azevedo Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Letras-Licenciatura
  • Juan José Mouriño Mosquera Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.3091

Resumo

Pensar a leitura implica necessariamente pensar a construção/produção do sentido via interlocução leitor/texto; pressupõe, de igual forma, pensar que o sentido não se constrói somente a partir do que está explicitamente dito no texto, mas também (e, muitas vezes, principalmente) pelo que está pressuposto, pelo que está sugerido implicitamente no texto. E pensar assim nos faz refletir não apenas sobre a leitura como objeto de aprendizagem na Educação Básica, mas também (e até prioritariamente) como habilidade a ser constantemente desenvolvida por todo e qualquer sujeito conhecedor, mais especificamente, por aquele que tem por profissão ensinar a ler: o professor. Dito isso, a proposta deste artigo é apresentar e exemplificar, por meio da análise de um fragmento do documento introdutório dos PCN, a concepção polifônica do sentido expressa pela Teoria da Argumentação na Língua, que vem sendo desenvolvida pelos semanticistas franceses Oswald Ducrot e Marion Carel. Acreditamos que a polifonia pode contribuir substancialmente para qualificar a leitura em qualquer nível de instrução ou de formação continuada.

Palavras-chave: leitura do professor, polifonia linguística, sentido do discurso, Parâmetros Curriculares Nacionais.

Biografia do Autor

Tânia Maris de Azevedo, Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Letras-Licenciatura

Possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Letras - Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Letras - Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente, desenvolve estágio de pós-doutoramento em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa interdisciplinar intitulada "Por uma aprendizagem significativa da língua materna: o ensino fundamentado em Ausubel e Saussure". É professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Letras-Licenciatura, da Universidade de Caxias do Sul. Suas áreas de atuação em pesquisa e ensino (em cursos de graduação e pós-graduação) são, principalmente, semântica argumentativa, discurso, enunciação, gêneros discursivos e prática de ensino. Atua, também, como consultora nos seguintes temas: proposta pedagógica, competências e habilidades, formação de conceitos, problematização, planejamento e avaliação educacional e ensino de língua. E-mail: tmazeved@ucs.br

Juan José Mouriño Mosquera, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), com pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid (1999-2000). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor visitante da Universidade do Algarve. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Educação de Professores e Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de professores, educação para a saúde, educação especial e educação inclusiva e metodologia científica. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUCRS, de 2001 a 2008, Diretor do Instituto de Cultura Hispânica, da PUCRS, desde dezembro de 2005

Downloads

Publicado

2014-09-19