Dos valores da escola à Bolsa de Valores: uma análise da rede social das atividades da B3 Social em Educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.28Palavras-chave:
Financeirização da educação, B3 social, responsabilidade social empresarialResumo
Este artigo tem como objetivo central, a partir da abordagem de Análise de Redes Sociais, mapear e analisar os projetos ligados à área da educação financiados e/ou executados com recursos geridos pela B3 Social que é o braço social da Bolsa de Valores Brasileira. Para tanto, após a criação gráfica da rede social da B3 Social, buscou-se entre os nós nela presentes os sujeitos coletivos com maior grau de interação na rede e isolou-se os projetos realizados. Verificou-se os objetivos e atuações dos sujeitos coletivos e as ações executadas no ano de 2021. A partir das informações coletadas de cada um dos projetos selecionados, analisou-se a ação da B3 Social à luz do modelo elaborado por Fontdevila et. al (2019) que define as estratégias emergentes do empresariado: Mobilização de conhecimento; Network / Rede; Trabalho de Base e Liderança pelo Exemplo.
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