Resenha do livro “Marxismo e política: modos de usar”, de Luis Felipe Miguel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.26

Palavras-chave:

marxismo, ciência política, Luis Felipe Miguel

Resumo

Este trabalho apresenta a resenha do livro “Marxismo e política: modos de usar”, do cientista político Luis Felipe Miguel. A obra, que conta com apresentação, introdução, 9 capítulos temáticos, conclusões e referências, apresenta o marxismo em diálogo com a área da Ciência Política, na defesa explícita de que a teoria marxista proporciona ferramentas importantes para a análise do mundo contemporâneo, tendo como perspectiva sua transformação. Classes sociais, alienação, Estado e fetichismo são alguns dos conceitos recuperados pelo autor, que também não poupa críticas à teoria, impedindo que esta última se torne menos uma espécie de lente para investigar o mundo, e mais um dogma a seguir. Junto dessas discussões, soma-se na obra uma interlocução com outros teóricos além de Karl Marx, a fim de apresentar ao leitor análises sobre questões de gênero, etnico-racial e ambientais. Nesse sentido, este livro contribui não apenas para compreender porque a teoria marxista é um clássico, mas também para o desenvolvimento desse referencial, em diálogo com outros recortes das diversas desigualdades e o foco evidente na transformação social.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). É coordenador da Linha “Mídias, Torcidas e Movimentos Antirracistas" do INCT/CNPq Estudos do Futebol Brasileiro.

Bárbara de Carvalho Ortega, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Júlia Siqueira da Rocha, Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq) e Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/CNPq)

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio na Université Strasbourg, França (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), graduação em Pedagogia com habilitação em supervisão escolar, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992) e licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade Única de Ipatinga (2022). Atua como pesquisadora por meio do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/CNPq), ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação, diversidades e direitos humanos, escola, violências, pedagogia, adolescentes, socioeducação, currículo e multidisciplinaridade.

Downloads

Publicado

2025-10-21

Edição

Seção

Resenhas