Resenha do livro “Marxismo e política: modos de usar”, de Luis Felipe Miguel
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.26Palavras-chave:
marxismo, ciência política, Luis Felipe MiguelResumo
Este trabalho apresenta a resenha do livro “Marxismo e política: modos de usar”, do cientista político Luis Felipe Miguel. A obra, que conta com apresentação, introdução, 9 capítulos temáticos, conclusões e referências, apresenta o marxismo em diálogo com a área da Ciência Política, na defesa explícita de que a teoria marxista proporciona ferramentas importantes para a análise do mundo contemporâneo, tendo como perspectiva sua transformação. Classes sociais, alienação, Estado e fetichismo são alguns dos conceitos recuperados pelo autor, que também não poupa críticas à teoria, impedindo que esta última se torne menos uma espécie de lente para investigar o mundo, e mais um dogma a seguir. Junto dessas discussões, soma-se na obra uma interlocução com outros teóricos além de Karl Marx, a fim de apresentar ao leitor análises sobre questões de gênero, etnico-racial e ambientais. Nesse sentido, este livro contribui não apenas para compreender porque a teoria marxista é um clássico, mas também para o desenvolvimento desse referencial, em diálogo com outros recortes das diversas desigualdades e o foco evidente na transformação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.