Crianças migrantes e refugiadas: o acesso à educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.19

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de acolhimento de crianças migrantes e refugiadas em uma escola pública na cidade de São Paulo/SP. O nosso propósito é entender, por meio de uma observação direcionada, como a instituição - docentes e funcionários - recebe e acolhe essas crianças, considerando que a presença constante de crianças migrantes e refugiadas na EMEI, além de um desafio, é de grande importância. Com base nas observações e análises efetuadas, foi possível concluir que as iniciativas da escola para acolher essas crianças estão mais vinculadas às atividades dos educadores do que à instituição em si. Embora haja um projeto institucional que aborda a temática e promove a formação contínua, observamos que cada docente desenvolve ações de acolhimento de maneira diversa, ressaltando que as práticas emergem de forma singular. 

Biografia do Autor

Maiara Frida Elsing, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2012), Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016) e, também, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022). 

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Publicado

2025-08-06

Edição

Seção

Dossiê: Docência, cultura e território