Sociedade, cultura e educação: contributos para a compreensão da Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.11Palavras-chave:
Cibercultura e Educação, Inteligência Artificial, Formação de Professores.Resumo
Este artigo discute de forma interdisciplinar a relação entre sociedade, cultura e educação para compreender a inteligência artificial (IA), identificando como o avanço das tecnologias, especialmente o ciberespaço afeta a cultura e a vida social. Analisa-se o contexto de cibercultura e interações sociais para compreensão da IA. Discute-se sobre as Tecnologias Intelectuais, a Tecnodiversidade e a IA numa perspectiva crítico-reflexiva para compreensão dos desafios e potencialidades na cultura e na educação. Defende-se uma concepção ampla e crítico reflexiva, para a compreensão deste fenômeno e como afeta as relações humanas, inclusive a definição de inteligência e a relação humana com as máquinas. Conclui-se que é necessária uma reflexão crítica conceitual acerca da temática para romper com uma lógica utilitarista do uso de IA na educação. Propõe novas reflexões a partir da discussão proposta com objetivo de contribuir para o avanço da discussão no campo da formação de professores.
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