Sociedade, cultura e educação: contributos para a compreensão da Inteligência Artificial

Autores

  • Felippe Nunes Vidal Bandeira Universidade Presbetiriana Mackenzie
  • Ana Lúcia de Souza Lopes Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/0000-0003-1053-229X
  • Katia Ethiénne Esteves dos Santos Pontificia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.11

Palavras-chave:

Cibercultura e Educação, Inteligência Artificial, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo discute de forma interdisciplinar a relação entre sociedade, cultura e educação para compreender a inteligência artificial (IA), identificando como o avanço das tecnologias, especialmente o ciberespaço afeta a cultura e a vida social. Analisa-se o contexto de cibercultura e interações sociais para compreensão da IA. Discute-se sobre as Tecnologias Intelectuais, a Tecnodiversidade e a IA numa perspectiva crítico-reflexiva para compreensão dos desafios e potencialidades na cultura e na educação. Defende-se uma concepção ampla e crítico reflexiva, para a compreensão deste fenômeno e como afeta as relações humanas, inclusive a definição de inteligência e a relação humana com as máquinas. Conclui-se que é necessária uma reflexão crítica conceitual acerca da temática para romper com uma lógica utilitarista do uso de IA na educação. Propõe novas reflexões a partir da discussão proposta com objetivo de contribuir para o avanço da discussão no campo da formação de professores.

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Publicado

2025-08-05

Edição

Seção

Dossiê: Docência, cultura e território