Escola: território de histórias tecidas, práticas compartilhadas, formação e construção de saberes

Autores

  • Maria Aparecida Campos Diniz de Castro Universidade de Taubaté
  • Juliana Marcondes Bussolotti Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.20

Palavras-chave:

Escola, Formação docente, Histórias de vida, Parcerias colaborativas

Resumo

: O artigo analisa a escola como espaço formativo do professor, destacando o papel da subjetividade, das práticas colaborativas e dos relatos autobiográficos na construção da trajetória docente. Utiliza-se uma revisão crítica de literatura, fundamentada em autores como Dominicé, Josso, Nóvoa e Imbernón, articulada a experiências formativas vividas pelas autoras. O estudo defende a valorização da escola como lócus de produção de saberes e propõe a formação centrada na escola como alternativa aos modelos tradicionais. Conclui que a formação docente deve ser contínua, situada, reflexiva e ancorada na experiência vivida, possibilitando articulações entre universidade e escola, e promovendo o fortalecimento da identidade profissional por meio de práticas dialógicas e investigativas.

Palavras-chave: escola; formação docente; histórias de vida; parcerias colaborativas.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1983), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutorado (2000) e Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação (2004-2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com pesquisa realizada sobre o tema “A Constituição dos Saberes, o Pensar e o Agir mais Resiliente na Gestão: Percursos de Formação e Desenvolvimento Profissional”, sob orientação da Profª Drª Vera Maria Nigro de Souza Placco. Foi professora colaboradora doutora da Universidade de Taubaté, no quadro docente efetivo do Departamento de Pedagogia e nessa universidade desempenhou diferentes funções, desde seu ingresso em 1976 até sua aposentadoria em 2011. Foi membro do Conselho Universitário da UNITAU, Coordenadora Geral da Central de Estágios (2006-2010) e responsável pela Coordenação Pedagógica da Educação a Distância na Universidade de Taubaté (2006-2011). Ocupou o cargo em comissão de Diretora na Secretaria de Educação Municipal de Taubaté, entre janeiro de 2012 a novembro de 2014. Atualmente atua como: pesquisadora e coordenadora de projetos de pesquisa financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional CAPES; pesquisadora e docente do Mestrado Profissional em Educação e Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté; docente do Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica da UNITAU; professora dos cursos de pós-graduação em diversas áreas com a disciplina Didática e Metodologia do Ensino Superior e Psicologia: Desenvolvimento e Aprendizagem e Escola, Família e Comunidade (curso de Psicopedagogia – UNITAU); coordena e atua em Programas de Formação Continuada para a Educação Básica, em parceria colaborativa da Universidade de Taubaté com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Secretarias Municipais de Educação no Litoral Norte e Vale do Paraíba; atuou como coordenadora e docente do curso de Pós-graduação em Gestão Escolar para formação de profissionais da educação para Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para Educação Básica; atuou também como professora adjunta e pesquisadora do Centro Universitário Modulo e da Universidade Cruzeiro do Sul(2015 a 2017) e exerceu a função de assessora de relações institucionais pela Fundação Universitária de Taubaté (FUST) e nos anos de 2018 e 2019 idealizou, coordenou e desenvolveu o curso de Pedagogia para a Faculdade Dehoniana com sede em Taubaté, obteve aprovação junto ao MEC (com nota 5). Atualmente: (i) orienta e desenvolve pesquisas com alunos do Programa de Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano e Mestrado Profissional em Educação, ambos da UNITAU; (ii) coordena cursos de formação continuada voltados para a Educação Básica e (iii) ministra aulas nos respectivos cursos de mestrados citados acima e junto aos cursos de pós graduação lato sensu aqui indicados e (iv) atua na Comissão de Avaliadores ad hoc da Fundação Carlos Chagas e como parecerista Parecerista ad-hoc da Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) Reveduc – do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, ISSN 1982-7199, . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional e Formação Profissional e Continuada, especialista nos seguintes temas: desenvolvimento humano, aprendizagem e cognição do adulto; formação profissional e constituição dos saberes pedagógicos; gestão escolar, relação escola-família e resiliência na educação.

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Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Dossiê: Docência, cultura e território