Escola: território de histórias tecidas, práticas compartilhadas, formação e construção de saberes
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.20Palavras-chave:
Escola, Formação docente, Histórias de vida, Parcerias colaborativasResumo
: O artigo analisa a escola como espaço formativo do professor, destacando o papel da subjetividade, das práticas colaborativas e dos relatos autobiográficos na construção da trajetória docente. Utiliza-se uma revisão crítica de literatura, fundamentada em autores como Dominicé, Josso, Nóvoa e Imbernón, articulada a experiências formativas vividas pelas autoras. O estudo defende a valorização da escola como lócus de produção de saberes e propõe a formação centrada na escola como alternativa aos modelos tradicionais. Conclui que a formação docente deve ser contínua, situada, reflexiva e ancorada na experiência vivida, possibilitando articulações entre universidade e escola, e promovendo o fortalecimento da identidade profissional por meio de práticas dialógicas e investigativas.
Palavras-chave: escola; formação docente; histórias de vida; parcerias colaborativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.