Por justiça curricular e formação integral: enfrentamento do desigual e injusto território da escola

Autores

  • Vera Maria Nigro de Sousa Placco PUC-SP
  • Danielle Girotti Callas PUC- SP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.15

Resumo

Esse artigo se propõe a apresentar alguns dos avanços dos estudos atuais do CEPId (PUC-SP), com o objetivo de discutir a finalidade educativa escolar essencial da formação integral e suas dimensões, articulada aos estudos atuais sobre justiça curricular,   Relacionando alguns dos resultados da pesquisa de abordagem qualitativa, realizada entre 2015 e 2024, os referenciais teóricos a respeito de finalidade educativa escolar (Lenoir, 2016; Libâneo, 2016b,2016a,2012) e justiça curricular (Ponce, Costa, Araújo, 2023), propomos um caminho possível e necessário de revisão de proposta curricular compatível à função que a escola da atualidade deva ter em prol da diminuição de desigualdades escolares, culturais, sociais e econômicas.

 

 

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Publicado

2025-08-05

Edição

Seção

Dossiê: Docência, cultura e território