Cidade, território e políticas intersetoriais de cidadania: os CEUs de São Paulo como hiperlugares relacionados aos princípios das Cidades Educadoras
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.16Resumo
Este artigo analisa os Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo como equipamentos públicos estratégicos que articulam arquitetura, educação e políticas intersetoriais. Parte-se da hipótese de que a arquitetura, aliada à educação, pode operar como dispositivo estruturador do território e catalisador de políticas públicas integradas. A investigação adota uma abordagem interdisciplinar e mobiliza o conceito de hiperlugar para compreender os CEUs como espaços onde se sobrepõem dimensões físicas, sociais e simbólicas. A partir do estudo de caso do CEU Jambeiro, discutem-se os efeitos desses equipamentos na reconfiguração urbana e no fortalecimento de vínculos comunitários. Argumenta-se que os CEUs expressam uma inflexão paradigmática nas políticas públicas ao consolidar territórios educativos voltados à formação cidadã e à cidade como espaço de aprendizagem.
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