Cidade, território e políticas intersetoriais de cidadania: os CEUs de São Paulo como hiperlugares relacionados aos princípios das Cidades Educadoras

Autores

  • Haniel Israel IFBA
  • Valter Caldana Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Regiane Paulino Prefeitura Municipal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.16

Resumo

Este artigo analisa os Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo como equipamentos públicos estratégicos que articulam arquitetura, educação e políticas intersetoriais. Parte-se da hipótese de que a arquitetura, aliada à educação, pode operar como dispositivo estruturador do território e catalisador de políticas públicas integradas. A investigação adota uma abordagem interdisciplinar e mobiliza o conceito de hiperlugar para compreender os CEUs como espaços onde se sobrepõem dimensões físicas, sociais e simbólicas. A partir do estudo de caso do CEU Jambeiro, discutem-se os efeitos desses equipamentos na reconfiguração urbana e no fortalecimento de vínculos comunitários. Argumenta-se que os CEUs expressam uma inflexão paradigmática nas políticas públicas ao consolidar territórios educativos voltados à formação cidadã e à cidade como espaço de aprendizagem.

Biografia do Autor

Valter Caldana, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pessoa física Valter Luís Caldana Junior Monitorar nome Remover informações Editar Processando...× Atualizar Lattes Compartilhar

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é arquiteto associado - Vca Espaço e Tempo Arquitetura Scl, voluntário do Instituto Cidade em Movimento, voluntário da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, professor visitante - Università degli Studi di Sassari e professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, desenvolvimento urbano, desenho urbano, políticas públicas e construção.

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Publicado

2025-08-05

Edição

Seção

Dossiê: Docência, cultura e território