Ação Formativa por Meio do Atendimento Educacional Especializado Itinerante
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.21Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado Itinerante, Inclusão escolar, formaçãoResumo
Atendimento Educacional Especializado (AEE) itinerante tem ganhado destaque como estratégia de inclusão escolar para estudantes com deficiência. Este estudo tem como objetivos: compreender como estão sendo operacionalizadas as práticas pedagógicas relacionadas com as mediações atribuídas aos Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI), que atuam no AEE Itinerante em suas ações formativas; descrever e analisar como esse modelo é organizado e implementado na Rede Municipal de São Paulo, a partir da análise das percepções das PAAIs. Com base em entrevistas e grupos focais com 37 PAAIs das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) da rede municipal de São Paulo. A pesquisa busca colaborar com a discussão dos desafios e das potencialidades dessa abordagem no contexto escolar. Os resultados indicam a necessidade de maior integração entre os PAAIs e os professores do ensino comum por meio de formações, além da expansão do número de profissionais especializados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.