Ação Formativa por Meio do Atendimento Educacional Especializado Itinerante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.21

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado Itinerante, Inclusão escolar, formação

Resumo

Atendimento Educacional Especializado (AEE) itinerante tem ganhado destaque como estratégia de inclusão escolar para estudantes com deficiência. Este estudo tem como objetivos: compreender como estão sendo operacionalizadas as práticas pedagógicas relacionadas com as mediações atribuídas aos Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI), que atuam no AEE Itinerante em suas ações formativas; descrever e analisar como esse modelo é organizado e implementado na Rede Municipal de São Paulo, a partir da análise das percepções das PAAIs. Com base em entrevistas e grupos focais com 37 PAAIs das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) da rede municipal de São Paulo. A pesquisa busca colaborar com a discussão dos desafios e das potencialidades dessa abordagem no contexto escolar. Os resultados indicam a necessidade de maior integração entre os PAAIs e os professores do ensino comum por meio de formações, além da expansão do número de profissionais especializados.

Biografia do Autor

Carla Ariela Rios Vilaronga, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Pedagoga formada pela UNESP campus de Rio Claro (2007), durante a graduação em Pedagogia realizou intercâmbio na Universidad Nacional de Entre Rios, na Argentina, onde cursou disciplinas no curso de Ciências da Educação. Em 2010 finalizou o Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Educação em Educação (UNESP), linha de pesquisa Docência, práticas escolares e formação de professores. Doutorada pelo Programa de pós em Educação Especial pela UFSCar em 2015, durante o doutoramento realizou estágio doutoral na Universidad de Alcalá- Alcalá de Henares- Madrid- Espanha. Estágio Pós doutoral realizado na UFSCar durante o ano de 2020. Atuou no CECEMCA- Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Cientifica e Ambiental como formadora de professores (Unesp- Rio Claro) De 2009 até 2015 trabalhou como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, tendo como principais atividades a participação em atividades relacionadas a oficinas pedagógicas, disciplinas práticas e cursos da área para alunos e professores da Rede Regular de Ensino. Desde dezembro de 2015 é docente no Instituto Federal de São Paulo, Campus Sorocaba (2022 até atualmente), São Carlos (2015-2022). Tem se dedicado em pesquisas relacionadas a Formação de Professores, Formação de Professores em Educação Especial e Ensino Colaborativo. De 2017 até os dias atuais atua como docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da UFSCar, orientaNdo mestrado e doutorado. Lider do grupo de pesquisa: Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica. Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7751664171632819

Ana Paula Zerbato, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2018). Realizou Estágio Doutoral na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa Portugal (2017). Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2014). Especializada em Educação Infantil e a Escola de Nove Anos pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Graduada em Pedagogia, com habilitação em docência na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial, pela UNESP, campus de Araraquara (2005). Atuou como professora do Atendimento Educacional Especializado no Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Baiano (2018). Atuou como professora bilíngue (Português/Libras) na Educação Infantil (2013), como professora de Educação Especial na perspectiva do Ensino Colaborativo (2011-2012), e como professora do ensino comum nos anos iniciais do ensino fundamental na rede estadual de educação de São Paulo (2006-2010). Possui experiência na área da Educação Especial na educação básica, técnica e tecnológica com ênfase no Ensino Colaborativo, práticas de inclusão escolar e educação de surdos. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: educação comum e educação especial, inclusão escolar, práticas inclusivas e formação de professores. É uma das autoras do livro "O que é Ensino Colaborativo?" (lançado em 2019), e do livro "Ensino Colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial" (2014).

Downloads

Publicado

2025-08-22

Edição

Seção

Artigos