Peter-Hans Kolvenbach, Sj e o conceito de Excelência Humana à luz da Educação Jesuíta
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.22Palavras-chave:
Excelência humana, Peter-Hans Kolvenbach, Rede Jesuíta de EducaçãoResumo
O artigo apresenta o pensamento do jesuíta Peter-Hans Kolvenbach para a Educação Básica. Situa os contextos em que ele se moveu e como o seu pensamento foi apropriado pela Companhia de Jesus de forma a ajudar a delinear a prática pedagógica da missão educacional dos jesuítas no século XXI. Utilizou-se a metodologia da Análise Documental Histórica na perspectiva do micro-história. A discussão se volta a uma análise relacionada ao tetralema kolvenbachiano quanto aos quatro princípios para a formação jesuítica de pessoas: consciência, competência, compaixão e compromisso. O resultado deste estudo diz respeito à forma como Kolvenbach desenvolveu uma maneira de perceber a educação quando esta trata de uma oferta de excelência, centradas na pessoa e na mensagem de Jesus Cristo, que inspira e dá sentido à confessionalidade das Escolas Católicas como um diferencial de humanização, em um contexto que se dissocia da mercadologização da educação e do empresariamento da escola.
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