A escuta das crianças como direito fundamental e prática transformadora em educação: entrevista com Adriana Friedmann

an interview with Adriana Friedmann

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.25

Palavras-chave:

Adriana Friedmann, Escuta, Direitos das crianças

Resumo

Adriana Friedmann defende a importância da escuta sensível e ética das crianças como um direito fundamental e como uma prática transformadora para a educação e para a sociedade. Ela propõe caminhos que promovem um diálogo verdadeiro, autêntico e comprometido com as diversas formas de expressão infantil. Em sua trajetória de mais de 40 anos dedicados à defesa dos direitos das crianças, incentiva práticas autobiográficas que convidam educadores a revisitar suas infâncias e a criar espaços de reflexão, consolidando-se como essenciais para entender o universo infantil contemporâneo. No âmbito da formação de educadores, a sua experiência demonstra que escutar as crianças nas suas múltiplas linguagens contribui para uma transformação dialógica e emancipadora, qualificando currículos escolares, políticas públicas e relações sociais. Suas pesquisas e reflexões evidenciam que ouvir as crianças é um direito e um caminho para práticas educativas mais justas e inclusivas.

Biografia do Autor

Rosane Romanini, Universidade Feevale.

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Feevale e  Mestrado em Educação pela UNISINOS. É professora do curso de Especialização em Educação Infantil da UNISINOS com a disciplina As crianças e o sentido dos brinquedos e do brincar e da atividade integradora Sarau. Professora aposentada da Rede Municipal de Novo Hamburgo/RS atuou como assessora da Secretaria de Educação de Novo Hamburgo na equipe da Educação Infantil na área da Psicomotricidade Relacional e do Brincar. É integrante da Organização da Sociedade Civil OMEP - Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar de Novo Hamburgo e membro da RNPI, Rede Nacional pela Primeira Infância.

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul é professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Não Escolar na perspectiva da Educação Integral.

Downloads

Publicado

2025-10-21

Edição

Seção

Entrevistas