Aprendizagens Profissionais de Professores Universitários a partir do Planejamento da Atividade Docente
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.30Palavras-chave:
Aprendizagem profissional, Planejamento docente, Desenvolvimento profissional de professores, Ensino Superior, PedagogiaResumo
A aprendizagem profissional, entendida como o processo pelo qual os professores reveem, renovam e ampliam saberes e práticas e o compromisso com o ensino, é uma temática emergente nas comunidades científicas ao redor do mundo. O artigo dedica-se a evidenciar e discutir as aprendizagens profissionais de professores universitários em cursos de licenciatura em Pedagogia a partir do planejamento da atividade docente. A investigação tomou por contexto as universidades públicas federais e estaduais de Santa Catarina, que ofertam cursos de licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial. A investigação, qualitativa e interpretativa, envolveu a aplicação de questionário e realização de entrevistas com professores. A análise evidenciou aprendizagens profissionais relacionadas ao planejamento docente e às finalidades da docência, as quais foram constituídas mediante a reflexão sobre a prática, a partilha de experiências, a colaboração e a ressignificação de saberes no âmbito da prática.
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