Aprendizagens Profissionais de Professores Universitários a partir do Planejamento da Atividade Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.30

Palavras-chave:

Aprendizagem profissional, Planejamento docente, Desenvolvimento profissional de professores, Ensino Superior, Pedagogia

Resumo

A aprendizagem profissional, entendida como o processo pelo qual os professores reveem, renovam e ampliam saberes e práticas e o compromisso com o ensino, é uma temática emergente nas comunidades científicas ao redor do mundo. O artigo dedica-se a evidenciar e discutir as aprendizagens profissionais de professores universitários em cursos de licenciatura em Pedagogia a partir do planejamento da atividade docente. A investigação tomou por contexto as universidades públicas federais e estaduais de Santa Catarina, que ofertam cursos de licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial. A investigação, qualitativa e interpretativa, envolveu a aplicação de questionário e realização de entrevistas com professores. A análise evidenciou aprendizagens profissionais relacionadas ao planejamento docente e às finalidades da docência, as quais foram constituídas mediante a reflexão sobre a prática, a partilha de experiências, a colaboração e a ressignificação de saberes no âmbito da prática.

Biografia do Autor

Taiane Tais Habitzreiter, Universidade Federal da Fronteira Sul

Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação (UFFS)

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação Matemática - UNESP.  Pós doutorado - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Professora, Classe D, nível Associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim, RS. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, ambos da UFFS. Coordenadora do Grupo do Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T. Contato (54) 33217050 

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Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

Artigos