A questão da identidade no contexto da educação infantil em escola quilombola

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DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.32

Resumo

este estudo tem como objetivo discutir as identidades negra e quilombola no contexto da educação infantil, no sentido de compreender a percepção de crianças de 4 e 5 anos quanto à sua própria identidade e como a educação escolar tem lidado com o tema. As crianças participantes foram da turma da pré-escola, do ano de 2018, da Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller, localizada na comunidade Abolição, em Santo Antônio de Leverger (MT). Metodologicamente, é um estudo de abordagem qualitativa, ancorado no método etnográfico e na pesquisa-ação, cujos principais instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e a implementação de um projeto sobre positivação da identidade negra. Os resultados apontaram que a ausência de referência positiva das identidades negra e quilombola impacta negativamente na construção identitária das crianças, com consequências políticas, econômicas e sociais. 

Biografia do Autor

Suely Dulce de Castilho, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-doutora em Antropologia Social pela UNICAMP. É professora Associada III do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação/IE/UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder e fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola GEPEQ/PPGE/UFMT.

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Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

Artigos