A questão da identidade no contexto da educação infantil em escola quilombola
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.32Resumo
este estudo tem como objetivo discutir as identidades negra e quilombola no contexto da educação infantil, no sentido de compreender a percepção de crianças de 4 e 5 anos quanto à sua própria identidade e como a educação escolar tem lidado com o tema. As crianças participantes foram da turma da pré-escola, do ano de 2018, da Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller, localizada na comunidade Abolição, em Santo Antônio de Leverger (MT). Metodologicamente, é um estudo de abordagem qualitativa, ancorado no método etnográfico e na pesquisa-ação, cujos principais instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e a implementação de um projeto sobre positivação da identidade negra. Os resultados apontaram que a ausência de referência positiva das identidades negra e quilombola impacta negativamente na construção identitária das crianças, com consequências políticas, econômicas e sociais.
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