Dança na educação básica: a produção acadêmica como fundamento para escolhas curriculares potentes
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.28Palavras-chave:
Dança, Currículo, Educação básicaResumo
Este artigo objetiva contribuir com as discussões acerca da dança no currículo da disciplina de Arte da educação básica. Focalizando duas questões emergentes – que lugar a dança vem ocupando no currículo escolar e o que se discute sobre a formação docente para o ensino de dança na escola –, adota-se a pesquisa bibliográfica sobre dança no ensino escolar (2005-2020), valendo-se da análise de conteúdo (BARDIN) dos trabalhos acadêmicos selecionados em diálogo com referenciais teóricos reconhecidos para o ensino de dança (STRAZZACAPPA; MARQUES). Entre os achados de pesquisa estão elementos que permitem caracterizar as disputas no campo curricular e a sinalização da carência de formação docente adequada e da dança no cotidiano dos professores. Com base nas concepções teóricas que fundamentam esta pesquisa, esses achados são discutidos na interface com preocupações do campo do currículo, o que se acredita representar contribuições para o debate sobre o currículo da educação básica e dos cursos de licenciatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.