Dança na educação básica: a produção acadêmica como fundamento para escolhas curriculares potentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.28

Palavras-chave:

Dança, Currículo, Educação básica

Resumo

Este artigo objetiva contribuir com as discussões acerca da dança no currículo da disciplina de Arte da educação básica. Focalizando duas questões emergentes – que lugar a dança vem ocupando no currículo escolar e o que se discute sobre a formação docente para o ensino de dança na escola –, adota-se a pesquisa bibliográfica sobre dança no ensino escolar (2005-2020), valendo-se da análise de conteúdo (BARDIN) dos trabalhos acadêmicos selecionados em diálogo com referenciais teóricos reconhecidos para o ensino de dança (STRAZZACAPPA; MARQUES). Entre os achados de pesquisa estão elementos que permitem caracterizar as disputas no campo curricular e a sinalização da carência de formação docente adequada e da dança no cotidiano dos professores. Com base nas concepções teóricas que fundamentam esta pesquisa, esses achados são discutidos na interface com preocupações do campo do currículo, o que se acredita representar contribuições para o debate sobre o currículo da educação básica e dos cursos de licenciatura.

Biografia do Autor

Solange de Araújo Gonçalves, Universidade de São Paulo

Mestra em Educação (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP), especialista em Linguagens da Arte (USP) e psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem como áreas de interesse o conhecimento escolar, o currículo, a dança e a arte. Integra o grupo de estudos e pesquisa Escola, Currículo e Conhecimento (ECCo), vinculado à Faculdade de Educação da USP. Associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e à Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (Anda).

Cláudia Valentina Assumpção Galian, Universidade de São Paulo

Livre-docente em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), docente da Faculdade de Educação (FEUSP) e editora-chefa da revista Educação e Pesquisa. Coordena o grupo de estudos e pesquisa Escola, Currículo e Conhecimento (ECCo)  e é membro do Movimento Paulista em Defesa da Formação Plena de Professoras e Professores.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Edição

Seção

Artigos