Educação para a Paz como percurso para a formação da educadora e do educador pacifista
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.07Palavras-chave:
Educação para a Paz, Educador/a pacifista, Formação docenteResumo
A paz como fenômeno social e político define-se a partir de estudos alicerçados em conceitos próprios e componentes epistemológicos específicos que traduzem, na realidade empírica, sua natureza e função social. A Educação para a Paz, como processo pedagógico contínuo e dinâmico, constitui um campo de conhecimento próprio com vista à construção da cultura de paz e da pedagogia da paz. O presente artigo tenciona sistematizar os marcos geradores da Educação para a Paz, sua evolução e sua ação no agir humano, no intento de identificar meios para a formação do educador e da educadora pacifista em sua atuação no campo educacional, bem como nas ações globais e no comprometimento com a vida em todos os seus sentidos. Nesta rota, realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva, acompanhada por um levantamento bibliográfico do estado da arte a partir de leituras correlacionadas ao percurso histórico, aos objetivos da Educação para a Paz e sua natureza ética, com o intuito de interpretar desejáveis caminhos de comprometimentos em direção ao desafio de uma Educação para a Paz como imperativo ético em prol do bem comum.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.