Desenvolvimento Profissional de Formadores de Futuros Professores em Lesson Study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.20

Resumo

O desenvolvimento do professor universitário tem fomentado pesquisas, cujos resultados evidenciam abordagens diferenciadas, tais como o lesson study, processo centrado na colaboração e reflexão. A pesquisa orientou-se pela questão Quais dinâmicas colaborativas caracterizam a participação-interação de professores universitários (formadores de futuros professores) em lesson study? Foram evidenciadas três dinâmicas colaborativas: comunicação¬ fortalecida pela partilha e diálogo acerca da docência na licenciatura; planejamento realizado em colaboração mediante o estudo das diretrizes da formação de futuros professores e reflexão sobre o ensino nesses cursos; avaliação-perspectivação relativa às contribuições das aprendizagens em Cálculo à formação dos futuros professores de Matemática

Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação Matemática - UNESP.  Pós doutorado - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Professora, Classe D, nível Associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim, RS. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, ambos da UFFS. Coordenadora do Grupo do Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T. Contato (54) 33217050 

Downloads

Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Artigos