A escuta da voz das crianças: possibilidade que potencializa a prática pedagógica de educadores na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.25Palavras-chave:
Escuta; Voz das crianças; Educação Infantil.Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, tendo uma aproximação com a pesquisa-ação, que visa apresentar a obtenção de dados coletados, junto a uma Escola de Educação Infantil, situada no Vale do Taquari/RS, de modo virtualizado, que propiciou conhecer, analisar e refletir sobre as estratégias de ensino utilizadas por uma educadora da Educação Infantil e o modo como ela deu visibilidade à escuta da voz das crianças em sua prática pedagógica junto a uma turma de Pré-Escola Nível B. Através da análise do planejamento diário e do acompanhamento da prática pedagógica da educadora, foi possível constatar que ela utilizou a escuta como estratégia de ensino, em sua prática pedagógica. A postura acolhedora, atenta e sensível da educadora possibilitou que ela desse visibilidade à escuta da voz das crianças em sua prática pedagógica, criando sessões lúdicas em sala de aula, as quais potencializaram o ensino e a aprendizagem das crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.