A escuta da voz das crianças: possibilidade que potencializa a prática pedagógica de educadores na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.25

Palavras-chave:

Escuta; Voz das crianças; Educação Infantil.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, tendo uma aproximação com a pesquisa-ação, que visa apresentar a obtenção de dados coletados, junto a uma Escola de Educação Infantil, situada no Vale do Taquari/RS, de modo virtualizado, que propiciou conhecer, analisar e refletir sobre as estratégias de ensino utilizadas por uma educadora da Educação Infantil e o modo como ela deu visibilidade à escuta da voz das crianças em sua prática pedagógica junto a uma turma de Pré-Escola Nível B. Através da análise do planejamento diário e do acompanhamento da prática pedagógica da educadora, foi possível constatar que ela utilizou a escuta como estratégia de ensino, em sua prática pedagógica. A postura acolhedora, atenta e sensível da educadora possibilitou que ela desse visibilidade à escuta da voz das crianças em sua prática pedagógica, criando sessões lúdicas em sala de aula, as quais potencializaram o ensino e a aprendizagem das crianças.

Biografia do Autor

Carine Rozane Steffens, pela Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA

Mestre em Ensino, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, junto a Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA, 2022. Pós-Graduada em Psicopedagogia, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (SC), desde 2017. Graduada no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA, desde 2016. Docente na Educação Básica no município de Capitão/RS, desde 2011. Integrante do Projeto de Pesquisa da FAPERGS - do Programa Pesquisador Gaúcho – PqG -  A representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil. Orcid. https://orcid.org/0000-0003-2117-8759 E-mail: carinesteffens@gmail.com 

Jacqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do curso de Pedagogia e dos Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino e Ensino de Ciências exatas da da Universidade do Vale do Taquari - Univates/Lajeado/RS/BRA. Orcid. https://orcid.org/0000-0002-6857-9421 E–mail: jacqueh@univates.br.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos