Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores: o trabalho pedagógico diante do ensino remoto em caráter emergencial
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.19Palavras-chave:
estágio curricular supervisionado, licenciatura, formação de professoresResumo
Deriva de estudo interinstitucional sobre o trabalho pedagógico em disciplinas de licenciaturas. Aborda o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na relação teoria-prática na formação docente no ensino remoto emergencial decorrente da pandemia de COVID-19. Objetiva caracterizar o processo de desenvolvimento do trabalho pedagógico em componentes de estágio, em interface com a formação inicial de professores. De natureza qualitativa, a pesquisa perscruta as ações de ensino e as respostas dos questionários discentes. Resulta em preocupação com as condições da oferta e realização do trabalho pedagógico com limitações na formação qualitativa de professores, notadamente, em relação às aprendizagens de ‘ser docente’ em termos teóricos e práticos, sendo considerado como uma das principais implicações, o distanciamento da realidade concreta do locus de estágio, a escola, e do ensino presencial nas universidades.
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