Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores: o trabalho pedagógico diante do ensino remoto em caráter emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.19

Palavras-chave:

estágio curricular supervisionado, licenciatura, formação de professores

Resumo

Deriva de estudo interinstitucional sobre o trabalho pedagógico em disciplinas de licenciaturas. Aborda o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na relação teoria-prática na formação docente no ensino remoto emergencial decorrente da pandemia de COVID-19. Objetiva caracterizar o processo de desenvolvimento do trabalho pedagógico em componentes de estágio, em interface com a formação inicial de professores. De natureza qualitativa, a pesquisa perscruta as ações de ensino e as respostas dos questionários discentes. Resulta em preocupação com as condições da oferta e realização do trabalho pedagógico com limitações na formação qualitativa de professores, notadamente, em relação às aprendizagens de ‘ser docente’ em termos teóricos e práticos, sendo considerado como uma das principais implicações, o distanciamento da realidade concreta do locus de estágio, a escola, e do ensino presencial nas universidades.

Biografia do Autor

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada em Educação Física.

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos

Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) e Professora Associada II do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Educação Escolar.

Raiza Fernandes Bessa de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Professora de Educação Básica e Formadora de professores de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto-SP. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela Università Degli Studi Roma Tre (Itália).

Downloads

Publicado

2023-07-03

Edição

Seção

Artigos