Fatores motivacionais na aprendizagem de Português Língua Estrangeira na China

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.21

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira; China; Fatores motivacionais.

Resumo

Os fatores motivacionais desempenham um papel determinante no sucesso da aprendizagem da língua estrangeira por parte dos estudantes e são essenciais também para que os professores possam compreender melhor e dar uma resposta mais eficiente às necessidades de aprendizagem dos alunos. Este artigo tem como objetivo analisar a influência de alguns fatores motivacionais que envolvem o percurso dos estudantes chineses na aprendizagem de português. Para este fim, foi ouvida a voz dos estudantes de Português da Universidade de Sun Yat-sen, situada na província chinesa de Cantão, com recurso a questionários e entrevistas. Os resultados revelam o predomínio da motivação instrumental na decisão de estudar português, além da influência que os fatores externos (meio social, família, etc.), a figura do professor, as questões de personalidade e o tipo de conteúdos abordados nas aulas possuem na relação dos estudantes com a aprendizagem de português.

Biografia do Autor

Manuel João Pires, Sun Yat-sen University

Leitor de Português na Universidade de Sun Yat-sen (China);

Doutorando em Português Língua Estrangeira (Estudos Culturais) na Universidade de Lisboa.

Áreas de pesquisa: Português na China, Português Língua Estrangeira; Estudos Culturais; Cidadania Intercultural.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos