Reflexões sobre a liberdade: uma perspectiva a partir de Amartya Sen
Palavras-chave:
Amartya Sen, Liberdade, Capacidade, Desenvolvimento.Resumo
A partir da perspectiva econômica da eleição social, Amartya Sen desenvolveu importantes considerações sobre os diversos sentidos da noção 'liberdade'. Apresentamos aqui uma reconstrução analítica dessas considerações, tratando de sublinhar as instrutivas distinções que o autor faz entre liberdade como 'bem estar' e liberdade como 'agência'; liberdade como 'poder' e 'controle'; liberdade como 'oportunidade' e 'processo'. Na base dessas dimensões, veremos, Sen posiciona a ideia de liberdade como capacidade. Esse entendimento ilumina o nexo de vida boa com vida livre: trata-se fundamentalmente de uma capacidade para funcionar e se realizar; para se desenvolver enquanto pessoa e sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.