Deus e a metafísica em Ockham e Nietzsche
Palavras-chave:
metafísica, Ockham, NietzscheResumo
Com o presente trabalho pretendemos comparar os conceitos de Deus e de metafísica nas filosofias de Guilherme de Ockham e Friedrich Nietzsche, por entendermos ser este um ponto fulcral em ambos os pensadores. Para tanto, analisamos primeiramente em Ockham as questões do nominalismo e sua contestação da metafísica a fim de, em seguida, abordar a afirmativa da indemonstrabilidade de Deus, tendo em vista a intrínseca ligação que possuem entre si tais conceitos. Em Nietzsche recorremos a considerações sobre o eterno retorno e o niilismo e, por último, à destruição da metafísica e à morte de Deus. Igualmente neste pensador os dois primeiros termos estudados têm conexões indiscutíveis com o terceiro, o que justifica a estrutura que adotamos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.