A questão científico-epistemológica do lugar do observador

Autores

  • Ediovani Antônio Gaboardi

Palavras-chave:

lugar, discurso, ciência, epistemologia

Resumo

Este artigo pretende compreender o modo pelo qual a questão do lugar do observador é posta na ciência contemporânea. Em primeiro lugar, ele mostra como Thomas Kuhn lança esta questão tanto na crítica à historiografia tradicional da ciência quanto na constituição de seu aparato metodológico para a análise histórica. Em segundo lugar, o artigo verifica como Maturana e Varela, na Biologia do conhecimento, recolocam a questão tanto reinterpretando as abordagens científicas contemporâneas daquela área quanto estabelecendo uma caracterização paradigmática de seu objeto de estudo. Com isso, busca-se avaliar esses processos argumentativos, caracterizando a relação que os níveis discursivos mantêm entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-02-14

Como Citar

GABOARDI, E. A. A questão científico-epistemológica do lugar do observador. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 2, n. 2, p. 22–33, 2014. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/7066. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos