A escuta e a cultura de si: a subjetivação da verdade
Palavras-chave:
Escuta, verdade, cuidado de si, Michel FoucaultResumo
Este artigo pretende investigar, a partir da noção de cuidado de si, estudado por Michel Foucault em seu curso de 1982, a relação que a escuta estabelece com a verdade na Antiguidade greco-romana. Trata-se de perceber nesse sentido três movimentos. O primeiro deles é a instauração de um novo modelo pedagógico, em substituição ao proposto na tradição socrático-platônica. Nasce a cultura da escuta e desaparece o diálogo. O segundo movimento diz respeito a essa técnica da escuta aplicada a um governo sobre si mesmo. O sujeito do cuidado de si é mais de ação reta, que de conhecimentos verdadeiros. E por último, um terceiro movimento analisa a relação que a escuta estabelece com a verdade, no governo sobre os outros. Para a filosofia pagã o que se coloca em jogo é o estabelecimento de um modelo pedagógico entre mestre e discípulo, em uma relação de horizontalidade, na qual o mestre zela pela autonomia de seu discípulo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.